O que e por que ler para uma criança?
21 de junho de 2020
Cartão alimentação será universalizado para 1 milhão de alunos
30 de julho de 2020

Primeira reunião virtual de mães, pais e responsáveis

Na sexta-feira, dia 10 de julho, das 19h às 21h, com o objetivo de criar mais um canal de comunicação entre a escola e a comunidade, a Equipe Gestora da EMEF Ibrahim Nobre organizou e realizou a primeira reunião virtual de mães, pais e responsáveis da história da nossa unidade escolar. Apresentamos aqui um resumo:

1. As escolas têm a previsão de retorno para o dia 08 de setembro. Mas somente haverá o regresso, se houver a diminuição dos casos da doença; ou seja, é necessário que o mapa da evolução da COVID-19 no Estado de São Paulo, como um todo, se estabilize na fase amarela, durante 28 dias.

Informações: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-07/covid-19-estado-de-sp-tem-quatro-regioes-na-fase-vermelha

 

2. A Prefeitura ainda não decidiu quais turmas irão retornar, mas há uma indicação para o regresso dos 3ºs, 6ºs e 9ºs anos, tendo em vista que se configuram como encerramento de ciclo. Ciclos:

– Alfabetização (do 1º ao 3º ano);
– Interdisciplinar (do 4º ao 6º ano);
– Autoral (do 7º ao 9º ano).

 

3. Foram mencionadas as dificuldades no fluxo de informação entre a Secretaria de Educação/ DRE-BT, a escola e as famílias;

 

4. Abordamos a Minuta de Volta às Aulas da Secretaria Municipal de Educação, elaborada a partir do Protocolo de Biossegurança do Ministério de Educação, alertando para as dificuldades de segui-lo, devido à diminuição pela metade do número de funcionários da limpeza (antes da pandemia) e pela falta de inspetores (hoje contamos somente com dois); além disso, mencionamos que muitos professores e funcionários administrativos se enquadram no grupo de risco, não retornando em primeiro momento;

 

5. A falta de testes de covid-19 no Brasil é um dos maiores obstáculos para sentirmos confiança nesse retorno;

 

6. Segundo a Minuta, os alunos deverão ter a temperatura medida na entrada da escola. Caso apresentem medida igual ou superior a 37,5ºC, eles deverão retornar às suas casas. No caso de ocorrência de febre e/ou outros sintomas dentro da escola, o aluno será isolado em uma sala e os responsáveis serão contatados. A minuta não indica o fechamento da unidade em caso de testagem positiva de Covid-19. Clique aqui e baixe a minuta.

 

7. Destacamos também a nossa preocupação em relação ao retorno. Entretanto, informamos que, como funcionários públicos, seguimos as orientações hierárquicas da Secretaria Municipal de Educação;

 

8. Conversamos sobre o movimento dos Sindicatos para uma possível greve, caso não haja segurança para o retorno;

 

9. Alguns pais se posicionaram sobre o retorno, manifestando medo sobre o regresso e questionando se nada poderia ser feito. Surgiu a ideia de um abaixo-assinado. Conversamos sobre o direito de se fazer o abaixo-assinado seja pelo retorno, seja pelo não-retorno. Essa organização de manifestação é um direito das famílias; Mencionamos também o órgão colegiado CRECE (saiba mais) como local de manifestação.

 

10. Como mais uma possibilidade de envolvimento dos alunos nas atividades, os professores do Fundamental II (6º ao 9º ano) estão organizando encontros virtuais por vídeo uma vez por semana (o calendário dos encontros será disponibilizado nos grupos de whatssap).

 

11. Foi elencada pelos repensáveis a dificuldade em encontrar os meios de comunicação com os docentes. A gestão escolar então se comprometeu a elaborar um vídeo explicativo que indique os caminhos dentro da plataforma do Google Classroom.

 

 

 

A reunião foi marcada com uma semana de antecedência. Junto com o convite encaminhado pelo WhatsApp, foi explicado como baixar o aplicativo Google Meets através de vários sistemas operacionais. Tivemos a presença de 10% das famílias conosco e gostamos muito desse primeiro resultado.

 

 

Colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas.

Equipe Gestora